Na ocasião os representantes da COIAB ouviram demandas e prestaram contas das atividades realizadas durante a gestão
Com o objetivo de estar cada vez mais presente nos territórios, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) esteve, pela primeira vez, na Comunidade Indígena Jatapuzinho,pertencente à terra Indígena Trombetas Mapuera, Região Wai Wai, localizada no município de Caroebe, estado de Roraima, para participar da II Reunião Ampliada Deliberativa do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que aconteceu entre os 19 e 21 de janeiro.
A Coiab esteve representada pelo Coordenador-geral, Toya Manchineri, pelo Vice-coordenador, Alcebias Sapará, pela Coordenadora-tesoureira, Dineva Kayab, pela gerente da assessoria jurídica, Auzerina Macuxi, e contou também com a participação da coordenadora-geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), Marinete Tukano.
O evento reuniu lideranças e coordenações das etnorregiões de base do CIR e teve como tema "Terra, Justiça e Demarcação "A Resposta Somos Nós"". Realizado duas vezes por ano, o encontro tem o intuito de alinhar estratégias para o melhor desenvolvimento das atividades do conselho na garantia e proteção dos direitos dos povos indígenas de Roraima.
Apesar da localização em uma região de difícil acesso, participar destes movimentos é crucial para articulações que influenciarão o cenário político interno e externo das organizações indígenas.
"É muito satisfatório participar da segunda ampliada do CIR. Chegar até aqui foi desafiador, mas significativamente enriquecedor para a nossa comitiva, pois tivemos a oportunidade de conhecer a realidade dos nossos territórios. Trouxemos esclarecimentos sobre o trabalho da gestão atual da Coiab, ouvimos as demandas e apontamentos construtivos trazidos pelas lideranças. Desta forma construímos a fortaleza do movimento indígena da Amazônia Brasileira unindo a sabedoria da juventude e dos anciãos", declarou o coordenador-geral.
"Aqui realizamos o fortalecimento institucional, de parcerias, da autonomia dos territórios e, principalmente, o fortalecimento político entre as organizações. Também conhecemos as realidades dos povos indígenas que vivem nas regiões mais distantes dos centros urbanos e enfrentam o desafio de proteger os seus territórios", afirmou Alcebias.
Na oportunidade a coordenadora Diveva Kayabi encorajou a participação das mulheres indígenas em eventos e projetos desenvolvidos pela Coiab que reforçam o protagonismo delas.
"Para nós, é um momento histórico, de grande importância e aprendizado enquanto coordenação da Coiab. A ampliada cumpre um papel fundamental para avaliação dos pontos positivos e negativos do trabalho desenvolvido até aqui e nossa presença visa fortalecer esses esforços. Como mulher esta viagem foi uma motivação a mais para incentivar a participação de outras mulheres indígenas em espaços como estes", declarou Dineva Kayabi sobre a participação na reunião.
Para Marinete Tukano, a visita reforça o compromisso da UMIAB em alcançar as mulheres indígenas da Amazônia Brasileira e determina um novo momento para as organizações femininas do estado de Roraima "Nossa chegada aqui marca um momento histórico e simbólico. A UMIAB tem o compromisso de chegar a todos os territórios para sentir e ouvir as mulheres e juventude em suas demandas. A partir daqui, fortaleceremos a luta das mulheres indígenas no sul de Roraima e nos engajaremos para que as organizações de mulheres desta região tenham seus trabalhos e ações fortalecidos".
Amarildo Macuxi, Tuxaua-geral do CIR, reforçou a importância da visita da coordenação nas regiões que compõem a base da Coiab para fortalecimento da bandeira de luta, principalmente em áreas que sofrem com invasões dentro dos territórios como garimpo ilegal e plantações de soja que poluem o meio ambiente e afetam diretamente a vida dos povos.
"Temos como objetivo fortalecer as comunidades indígenas e a nossa organização, através da prestação de contas das ações realizadas no CIR. Marca também a presença do nosso coordenador, que vem visitar o território e fortalecer as organizações de base, com o objetivo de lutar pela defesa do direito e garantir a proteção territorial dos povos indígenas", disse.
A assessoria jurídica da Coiab esteve fortalecendo as iniciativas da comunidade e organização de base, assim como atendeu, quando solicitada, às deliberações realizadas durante a reunião.
https://coiab.org.br/coiab-nos-territorios-pela-primeira-vez-na-ti-trombetas-mapuera-coordenacao-executiva-participa-da-ii-reuniao-ampliada-deliberativa-do-cir/
PIB:Roraima/Mata
Related Protected Areas:
- TI Trombetas/Mapuera
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.