Globo Rural - https://globorural.globo.com - 08/01/2026
As áreas de ocorrência devem seguir regras de trânsito para vegetais hospedeiros dessas pragas
O Ministério da Agricultura incluiu os municípios de Óbidos e Oriximiná, no Pará, na área da Terra Indígena do Parque do Tumucumaque, como zona com ocorrência da praga quarentenária presente Rhizoctonia theobromae Ceratobasidium theobromae), conhecida como vassoura de bruxa da mandioca.
Em novembro de 2025, o município de Almeirim já havia sido declarado como área de ocorrência da praga. Os novos municípios foram incluídos em portaria publicada pela Secretaria de Defesa Agropecuária da Pasta nesta quinta-feira (8/1).
As áreas de ocorrência devem seguir regras de trânsito para vegetais hospedeiros dessas pragas, conforme as normas específicas do programa de controle. Fica proibida, por exemplo, a saída de material de propagação dessas áreas para regiões não afetadas, a fim de evitar a disseminação da praga.
https://globorural.globo.com/agricultura/hortifruti/noticia/2026/01/municipios-do-para-e-area-indigena-registram-ocorrencia-de-praga-no-cultivo-de-mandioca.ghtml
PIB:Amapá/Norte do Pará
Related Protected Areas:
- TI Tumucumaque
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.