Povos do Mato Grosso escolhem nova coordenação da FEPOIMT e Coiab fortalece a participação indígena na política

Coiab - https://coiab.org.br - 30/01/2026
Durante a assembleia, coordenadores enfatizaram o cenário político do país e a importância da participação ativa das candidaturas indígenas nas próximas eleições

Fortalecendo a participação política dos povos indígenas da Amazônia Brasileira, uma comitiva da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) esteve presente na 8ª Assembleia Eletiva da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), que aconteceu no período de 26 a 30 de janeiro na Aldeia Quatro Cachoeiras, localizada na Terra Indígena Utiariti no estado do Mato Grosso, para acompanhar a escolha da nova diretoria da entidade para os próximos quatro anos.

Eliane Xunakalo e a chapa "Ancestralidade, força e união" foram eleitos com 386 votos de delegados representantes das 7 regionais do estado.

A Coiab esteve presente por meio do coordenador-geral, Toya Manchineri, da coordenadora-secretária, Marciely Tupari, coordenadora-tesoureira, Dineva Kayabi e contou com a coordenadora-geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), Marinete Tukano. Durante a programação do evento, Toya Manchineri, palestrou na mesa de debate "Estratégias para eleições 2026 e política nacional indígena" em que apresentou o atual panorama político do país e ressaltou o protagonismo político indígena desde a participação em uma assembleia regional, até às urnas eleitorais nas eleições gerais do país neste ano.

"Precisamos eleger representantes indígenas que lutem para resguardar nossos direitos em ambientes como as câmaras municipais, assembleias e congresso nacional assim como colocar indígenas em cargos executivos para que os recursos necessários cheguem para sanar as necessidades reais dos nossos territórios. As eleições gerais deste ano são cruciais e o exercício do voto durante uma assembleia é uma prévia de como devemos estar presentes nestes espaços", destacou em seu discurso o coordenador-geral.

Reeleita para conduzir a federação no quadriênio 2026-2030, Eliane, do povo Bakairi, afirmou que neste novo mandato darão continuidade a luta e trabalho pelos povos do Mato Grosso.

"Estou grata aos povos indígenas pelo reconhecimento do nosso trabalho, por este motivo nossa equipe foi reconduzida para a diretoria. Nossos povos precisam da continuidade na defesa dos seus direitos. Continuamos compromissados com nossa espiritualidade, com a unificação e, principalmente, com a luta pelos povos indígenas no estado de Mato Grosso", disse Eliane.

A equipe que representará a FEPOIMT na gestão 2026 - 2030 é composta por:

- Presidenta: Eliane Xunakalo

- Vice-presidente: Tapi Yawalapiti

- 1o Secretário-executivo: Silvano Chuiquitano

- 2o Secretário-executivo: Karanhin Matuktire

- 1ª Tesoureira: Ester Arara

- 2ª Tesoureira: Luzenira Tapirapé

O evento também foi uma oportunidade de aproximação da coordenação executiva da Coiab com as lideranças indígenas do estado. As coordenadoras secretária e tesoureira destacaram essa oportunidade, relataram a proximidade que tiveram e a importância da presença da Coiab nos territórios.

"A Fepoimt é uma organização muito importante e faz parte da nossa rede, por isso precisamos estar nesses espaços fortalecendo a equipe que comporá a nova coordenação e estreitando o laço entre as organizações, para que consigamos desenvolver um trabalho de apoiar os povos que fazem parte dos territórios. Aqui conhecemos os povos e eles nos conheceram, a gente entendeu como eles se articulam e trabalham dentro de suas comunidades, quais as demandas a nível estadual e a nível de Amazônia Brasileira. Agora é hora de acompanhar como eles trabalharão nos próximos quatro anos e de que forma atuaremos em conjunto para esse fortalecimento político", afirmou a coordenadora-secretária, Marciely Tupari.

"Aqui tive a oportunidade de ouvir representantes de diversas regionais e consegui entender o que nossos povos querem e precisam. É o nosso dever, fazer essa articulação política para alcançar avanços e fico feliz por ouvir os questionamentos e acompanhar também a tomada de decisão das mulheres, da juventude e das diversidades juntos a lideranças mais velhas com sua ancestralidade. Trabalharemos em conjunto com a chapa vencedora para estreitar o diálogo, pois quem ganha é o movimento indígena", declarou Dineva Kayabi.

A assembleia contou também com a participação de representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Governo do Estado do Mato Grosso e Prefeitura de Campo Novo dos Parecis.

https://coiab.org.br/povos-do-mato-grosso-escolhem-nova-coordenacao-da-fepoimt-e-coiab-fortalece-a-participacao-indigena-na-politica/
PIB:Oeste do Mato Grosso

Related Protected Areas:

  • TI Utiariti
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.