Pesquisadores yanomami relatam destruição da terra de seu povo em livro inédito

FSP - https://www1.folha.uol.com.br/colunas/walter-porto/2024/05/pesquisadores-yanomami-relatam-des - 10/05/2024
Pesquisadores yanomami relatam destruição da terra de seu povo em livro inédito
Instituto Socioambiental e associação de Davi Kopenawa publicam volume com relatos escritos de 2021 a 2023

Painel das Letras
Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros
10.mai.2024 às 4h00

O Instituto Socioambiental e a Hutukara Associação Yanomami, presidida por Davi Kopenawa, estão para lançar um livro robusto com relatos colhidos e escritos por pesquisadores yanomami sobre a devastação da floresta e as ameaças a seu povo nos anos recentes.
É uma oportunidade rara, considerando que a regra no mercado editorial e no noticiário têm sido olhares externos, nascidos de visões ocidentais, sobre a tragédia que se abate sobre os povos indígenas.
Os textos de "Diários Yanomami - Testemunhos da Destruição da Floresta" foram produzidos de 2021 a 2023, cobrindo principalmente o período do governo Jair Bolsonaro.
Os autores -Mozarildo Yanomami, Darysa Yanomami, Josimar Palimitheli Yanomami, Alfredo Himotona Yanomama e Marcio Hesina- trabalharam junto a suas comunidades com recortes e métodos narrativos distintos, num volume organizado por Alcida Ramos, Estêvão Senra e Corrado Dalmonego, este também responsável pela tradução em parceria com os autores.
O livro sai em versão bilíngue, em português e yanomami, e terá pré-venda no site da loja do ISA ainda este mês.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/walter-porto/2024/05/pesquisadores-yanomami-relatam-destruicao-da-terra-de-seu-povo-em-livro-inedito.shtml
Produção Cultural:Literatura

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.